O I Congresso Baiano de Inovação e Tecnologia na Educação (Inovatec) é uma
realização do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e se apresenta como espaço que
objetiva o debate sobre inovações nas práticas pedagógicas, a intermediação
tecnológica na educação básica, produção e apropriação de mídias e
tecnologias educacionais e formação de professores. O congresso busca
proporcionar a oportunidade para socialização de pesquisas científicas na
área e relatos de experiências com uso de tecnologias pela comunidade
escolar. A primeira edição do evento traz como tema Inovações e
tecnologias na educação.

O evento contará com a participação de educadores, estudantes, gestores
representantes e universidades e órgãos públicos que participarão das
mesas redondas e palestras temáticas. Além disso, haverá uma programação
cultural e um espaço dedicado ao compartilhamento de experiências com uso de tecnologias em sala de aula, por professores da rede pública baiana, que serão selecionados por meio desta chamada pública. O congresso terá cobertura multiplataforma, permitindo acesso virtual ao evento, com extensão para tablets,smartphones e
plataforma Moodle.

A utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) na educação vem se consagrando no Brasil, e especialmente no território baiano, com a expansão dos cursos na modalidade a distância, voltados para o ensino superior, ensino médio com intermediação tecnológica e a difusão das mídias e tecnologias educacionais livres.

Neste sentido, é essencial proporcionarmos espaços em que profissionais da educação e demais interessados possam, não apenas avaliar as experiências e trajetórias já percorridas, mas também discutir a construção de novos caminhos para que professores e estudantes se apropriem e utilizem, em nossas escolas, as inovações e tecnologias educacionais de forma crítica e inovadora com o objetivo de melhoria do processo de construção do conhecimento.

Atuando há mais de 33 anos, o Instituto Anisio Teixeira – IAT reconhece que a qualidade do ensino está intimamente relacionada à qualificação dos professores, assim as atividades relacionadas à área de formação dos profissionais da educação é um dos principais campos de atuação, nesse contexto o Instituto traz como missão assegurar formação de qualidade aos professores e demais profissionais da rede, numa dimensão criadora, participativa e crítica-reflexiva, mediante planejamento e coordenação de estudos e projetos de ensino, pesquisa, experimentação e tecnologia educacional.

Nesta esteira, o Instituto realiza a primeira edição do Congresso Baiano de Inovação e Tecnologia na Educação (Inovatec). O evento é fruto da convergência das várias ações e projetos que integram as diretorias que compõe esta instituição. Assim, o II Simpósio de Inovação em EaD, o I Seminário de Intermediação Tecnológica do Emitec e III Seminário de Educação e Tecnologia da Rede Anísio Teixeira contribuíram com suas temáticas e público-alvo para o surgimento do Congresso Baiano de Inovação e Tecnologia na Educação, pois juntos devem incrementar e ampliar a discussão sobre a temática.

:: Palestras (Videoconferência)

:: Cobertura Colaborativa Estudantil (Rede Anísio Teixeira)

:: Blog da Professora Online e do Professor Web

:: Galeria de Imagens

:: Slides das Palestras (Download)

1. Inovação e Tecnologia na Educação Básica

  • 1.1 – Metodologias de ensino e de aprendizagem em sala de aula (didática, currículo e avaliação)
  • 1.2 – Formação de Professores
  • 1.3 – Conteúdos e plataformas educacionais
  • 1.4 – Produção e compartilhamento de Mídias e Tecnologias Educacionais
  • 1.5 – Intermediação Tecnológica na Educação a Distância

2. Inovação e Tecnologia no Ensino Superior

  • 2.1 – Metodologias de ensino e de aprendizagem em sala de aula (didática, currículo e avaliação)
  • 2.2 – Formação de Professores
  • 2.3 – Equipamentos, conteúdos e plataformas educacionais
  • 2.4 – Produção e compartilhamento de Mídias e Tecnologias Educacionais
  • 2.5 – Intermediação Tecnológica na Educação a Distância
  • 2.6 – Gestão das tecnologias no processo de democratização do ensino superior
  • 2.7 - Redes colaborativas para pesquisa e produção de conhecimento em educação

INFORME

No dia e local divulgados no Portal da Educação, a
apresentador (a) deverá dirigir-se a um dos Monitores do
evento para entregar, com 30 minutos de antecedência,
o arquivo (apresenta oral) e/ou pôster a ser
apresentado. Ressaltamos que, cada trabalho no
formato de Comunicação Oral deverá ser
apresentado em 15 minutos. Os trabalhos no formato
Pôster, após serem fixados no local indicado, só
poderão ser retirados no final do turno de exposição.

Programação de Apresentação de Trabalhos - (Download)

    Download do modelo/template para Resumo Expandido

  • DOCX
  • ODT

    Download do modelo/template para a Sessão de Comunicação Oral

  • PPTX
  • ODS

    Download do modelo/tamplate de Pôster

  • PPTX
  • ODS

Programação sujeita a alterações


Alfredo Eurico
Rodrigues
Matta

Alfredo Matta possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Salvador mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia, e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia/ Université Laval (Canadá). Detêm notável experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educativa, educação à distância, informática educacional, tecnologia da informação.

Daniel Mill

Daniel Mill é um renomado professor e gestor de Educação a Distância na UFSCar, coordenador da Universidade Aberta do Brasil na UFSCar. É doutor em Educação com pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugual. Atualmente é líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, tecnologias e linguagens) além de sua vasta participação em eventos sobre inovações e tecnologias na Educação.

Gildásio Guedes
Fernandes

O Professor Gildásio Guedes possui doutorado em Educação: Novas Tecnologias de Informação e Comunicação pela Universidade Federal do Ceará. É professor associado da Universidade Federal do Piauí e coordenador da Universidade Aberta do Brasil, da sua região. Além de ser coordenador Estadual do Projeto “Um Computador por Aluno” e membro do Conselho Técnico-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, dispõe de um vasto conhecimento na sua área de estudo sendo autor de 12 artigos científicos em eventos nacionais e internacionais.

Jader
Albuquerque

Jader Albuquerque é graduado em Processamento de Dados e em Administração pela Faculdade Ruy Barbosa. Possui mestrado em Educação pela UFBA e é Doutor pelo Programa Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Possui ampla experiência na área Gestão da Educação à distância, Educação mediada por tecnologias. Atua como consultor na área de Gestão do Conhecimento, TI e Estratégia, e já participou de importantes eventos relacionado a Tecnologia e Educação.

João Carlos
Relvão
Caetano

É Professor Auxiliar no Departamento de Ciências Sociais e de Gestão (DSCG) da Universidade Aberta (UAb). Doutorado em Ciências Políticas, na Especialidade de Ciência da Administração, pela UAb, em 2007, é Mestre em Economia Europeia, pela Universidade de Coimbra, com a dissertação "A Harmonização de Direitos no Direito Europeu", que defendeu em 1997, e licenciado em Direito, pela mesma Universidade, desde 1993.