Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
![](/sites/default/files/paginas_personalizadas/17794/images/foto-topo-01.png)
Nesse espaço, os líderes encontram tudo sobre as suas atribuições, como elaborar um plano de ação e experiências que estão sendo colocadas em prática. Também fique ligado nos eventos que vão acontecer nas unidades escolares e Núcleos Regionais de Educação.
![](/sites/default/files/paginas_personalizadas/17794/images/atribuicoes-dos-lideres.png)
Representar o interesse coletivo, identificando as necessidades da turma;
Elaborar um plano de trabalho que contemple as necessidades da turma relativas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, respeitando as legislações vigentes, os trâmites administrativos da escola e contribuindo para a manutenção do clima escolar colaborativo;
Estabelecer contato permanente com os demais líderes de classe para troca de experiências e proposições para melhorias do processo educativo;
Estimular o bom relacionamento da turma, através de diálogo;
Buscar a opinião consensual do grupo para representá-lo em situações decisórias;
Participar das reuniões realizadas pelos profissionais da educação da unidade de ensino para as quais seja convocado, divulgando as informações repassadas pelos diversos segmentos da Secretaria da Educação do Estado;
Propor reuniões de interesse da classe;
Estimular a classe a conhecer o Regimento Escolar e refletir sobre as normas estabelecidas para respeitá-las;
Orientar os colegas, encaminhando-os aos setores competentes para elucidar dúvidas.
Incentivar o desenvolvimento de comportamentos e atitudes que busquem a melhoria do rendimento da aprendizagem da classe.
Impulsionar debates sobre questões sociais relacionadas às diversidades, com o intuito de diminuir as diversas formas de preconceito na UE e na sociedade.
![](/sites/default/files/paginas_personalizadas/17794/images/material-de-apoio.png)
Os materiais aqui disponíveis tem o intuito de auxiliar os líderes e vice-líderes de classe a desenvolverem um trabalho que contribua para a melhoria do ensino e da escola.
• ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
• ESTATUTO DA JUVENTUDE
![](/sites/default/files/paginas_personalizadas/17794/images/plano-de-acao.png)
Diante das discussões com profissionais da educação da sua escola, é importante planejar ações que tenham influência direta nas dimensões pedagógica, administrativa e relacional. Pensar como estudante pode contribuir para o desenvolvimento da escola e para a melhoria dos resultados educacionais. Para tanto, é necessário que cada escola elabore um plano de ação, de acordo com as demandas coletivas para nortear as intervenções do líder de classe.
• PLANO DE AÇÃO
![](/sites/default/files/paginas_personalizadas/17794/images/faz-e-acontece.png)
Você, Líder de Classe, executou uma ação que influenciou para a melhoria da sua escola? Conte pra gente. Envie e-mail para ascom@educacao.com.br. Escreva no assunto – Faz e Acontece.
Contamos com a sua participação.
![](/sites/default/files/paginas_personalizadas/17794/images/depoimentos.png)
![](/sites/default/files/paginas_personalizadas/17794/images/luiz-augusto-cardoso.jpg)
"Essa ação dará novos caminhos para a educação do nosso Estado e oportunidade para que esses adolescentes e jovens participem, lutem e contribuam na busca de melhoria para a educação, bem como para o bem estar do nosso povo. Os Líderes e Vice-Líderes das escolas baianas são convidados para fazerem uma nova história." - Luiz Augusto Cardoso Santos (Atuou com líder de turma, foi Presidente do Grêmio Estudantil do Instituto de Educação Euclides Dantas e na mesma instituição foi o 1º Estudante na História da Educação Baiana a presidir um Colegiado Escolar, em 2010. Hoje, Luiz Augusto é estudante da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, lá atuou como Diretor do Diretório Central dos Estudantes - DCE e Coordenador Geral do Centro Acadêmico de Filosofia)
![](/sites/default/files/paginas_personalizadas/17794/images/carolline2.png)
"Ser líder de sala foi uma experiência muito boa. Havia total entrosamento entre eu e meus colegas de sala. Eu era a porta voz das nossas necessidades junto ao grupo gestor. Vale ressaltar que a minha liderança era compartilhada, nunca tomava decisões sem ouvir os demais. Apesar de valorizar as opiniões contrarias, exercia a liderança com pulso forte, pois tinha que ter discernimento pra enxergar sempre o melhor pra todos".
- Caroline Neves (ex-aluna do Colégio Estadual Anísio Teixeira, foi líder de classe nos 2º e 3º anos do ensino médio. Atualmente cursa Serviço Social na Unime)