Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Nesse espaço, os líderes encontram tudo sobre as suas atribuições, como elaborar um plano de ação e experiências que estão sendo colocadas em prática. Também fique ligado nos eventos que vão acontecer nas unidades escolares e Núcleos Regionais de Educação.
Representar o interesse coletivo, identificando as necessidades da turma;
Elaborar um plano de trabalho que contemple as necessidades da turma relativas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, respeitando as legislações vigentes, os trâmites administrativos da escola e contribuindo para a manutenção do clima escolar colaborativo;
Estabelecer contato permanente com os demais líderes de classe para troca de experiências e proposições para melhorias do processo educativo;
Estimular o bom relacionamento da turma, através de diálogo;
Buscar a opinião consensual do grupo para representá-lo em situações decisórias;
Participar das reuniões realizadas pelos profissionais da educação da unidade de ensino para as quais seja convocado, divulgando as informações repassadas pelos diversos segmentos da Secretaria da Educação do Estado;
Propor reuniões de interesse da classe;
Estimular a classe a conhecer o Regimento Escolar e refletir sobre as normas estabelecidas para respeitá-las;
Orientar os colegas, encaminhando-os aos setores competentes para elucidar dúvidas.
Incentivar o desenvolvimento de comportamentos e atitudes que busquem a melhoria do rendimento da aprendizagem da classe.
Impulsionar debates sobre questões sociais relacionadas às diversidades, com o intuito de diminuir as diversas formas de preconceito na UE e na sociedade.
Os materiais aqui disponíveis tem o intuito de auxiliar os líderes e vice-líderes de classe a desenvolverem um trabalho que contribua para a melhoria do ensino e da escola.
• ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
• ESTATUTO DA JUVENTUDE
Diante das discussões com profissionais da educação da sua escola, é importante planejar ações que tenham influência direta nas dimensões pedagógica, administrativa e relacional. Pensar como estudante pode contribuir para o desenvolvimento da escola e para a melhoria dos resultados educacionais. Para tanto, é necessário que cada escola elabore um plano de ação, de acordo com as demandas coletivas para nortear as intervenções do líder de classe.
• PLANO DE AÇÃO
Você, Líder de Classe, executou uma ação que influenciou para a melhoria da sua escola? Conte pra gente. Envie e-mail para ascom@educacao.com.br. Escreva no assunto – Faz e Acontece.
Contamos com a sua participação.
"Essa ação dará novos caminhos para a educação do nosso Estado e oportunidade para que esses adolescentes e jovens participem, lutem e contribuam na busca de melhoria para a educação, bem como para o bem estar do nosso povo. Os Líderes e Vice-Líderes das escolas baianas são convidados para fazerem uma nova história." - Luiz Augusto Cardoso Santos (Atuou com líder de turma, foi Presidente do Grêmio Estudantil do Instituto de Educação Euclides Dantas e na mesma instituição foi o 1º Estudante na História da Educação Baiana a presidir um Colegiado Escolar, em 2010. Hoje, Luiz Augusto é estudante da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, lá atuou como Diretor do Diretório Central dos Estudantes - DCE e Coordenador Geral do Centro Acadêmico de Filosofia)
"Ser líder de sala foi uma experiência muito boa. Havia total entrosamento entre eu e meus colegas de sala. Eu era a porta voz das nossas necessidades junto ao grupo gestor. Vale ressaltar que a minha liderança era compartilhada, nunca tomava decisões sem ouvir os demais. Apesar de valorizar as opiniões contrarias, exercia a liderança com pulso forte, pois tinha que ter discernimento pra enxergar sempre o melhor pra todos".
- Caroline Neves (ex-aluna do Colégio Estadual Anísio Teixeira, foi líder de classe nos 2º e 3º anos do ensino médio. Atualmente cursa Serviço Social na Unime)