Estado promove neste domingo cerimônia virtual para celebrar os 120 anos do educador Anísio Teixeira

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), o Instituto Anísio Teixeira (IAT), que faz parte da estrutura organizacional da SEC, e o Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia (CEE-BA) celebram, neste domingo (12), às 10h, os 120 anos de nascimento do educador baiano Anísio Teixeira. A cerimônia, que será transmitida no YouTube, nos canais (https://www.youtube.com/educacaobahia1) e (https://www.youtube.com/ceebahia), faz parte de uma programação especial de atividades desenvolvidas pelo Governo da Bahia, com o objetivo de difundir o pensamento e a obra de Anísio Teixeira, além de promover uma reflexão sobre a sua contribuição para a educação. 
 
Na abertura, haverá a apresentação de um vídeo sobre o livro infantil "Menino movimento", a saudação do presidente do CEE-BA, Paulo Gabriel Nacif, e, na sequência, o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, fará um pronunciamento em torno do tema "Um diálogo com as crianças da Bahia, do Brasil e do mundo".
 
Em seguida, o professor Naomar de Almeida Filho, da Universidade de São Paulo (USP), abordará o tema "O olhar sobre a vida de Anísio Teixeira", e ex-estudantes da Escola Parque farão uma apresentação literomusical. Os reitores João Carlos Sales e Luiz Otávio de Magalhães, respectivamente, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), discutirão o tema "O pensar de Anísio Teixeira".
 
O evento virtual contará, ainda, com um mosaico de depoimentos de educadores e especialistas; apresentação do "Cordel Anísio Teixeira"; exibição do documentário da SEC acerca da vida de Anísio Teixeira; e declamação da poesia "Esperança", de Mário Quintana. A programação será encerrada com o Hino ao 2 de Julho e com a exibição de vídeo da Caminhada Virtual, realizada na celebração do 2 de Julho deste ano. 
 
PROGRAMAÇÃO
 
Dia 12/07/2020, 10h às 11h30
I MOMENTO:
- Abertura (Menino Movimento);
- Saudação do Presidente do CEE (Paulo Gabriel Soledade Nacif);
- Pronunciamento do Secretário de Educação do Estado da Bahia: um diálogo com as Crianças da Bahia, do Brasil e do mundo (Jerônimo Rodrigues).
 
II MOMENTO:
- Hino Nacional Brasileiro (Aiace Pedreira Felix);
- O olhar sobre a vida de Anísio Teixeira (Prof. Dr. Naomar de Almeida Filho, USP);
- Apresentação Lítero musical (ex-alunos da Escola Parque: Tiago Santos, Guilherme Chagas, Davi Santana e Lucas Rocha).
 
III MOMENTO:
- Mosaico de Depoimentos I: Gileno Pedreira Félix, Haroldo Lima, Maridaura Vita, Gedean do Nascimento, Nerivaldo de Almeida;
- Cordel Anisio Teixeira (Carlos Silva);
- Mosaico de Depoimentos II: Denise Calasans e Sandra Santos (autoras do livro “Menino Movimento” , Chiado Editora);
- Mosaico de Depoimentos III: narrativas de crianças sobre Anísio Teixeira;
- O pensar de Anísio Teixeira: Reitor João Carlos Sales, UFBA, Presidente da Andifes; Luiz Otávio de Magalhães, Reitor da UESB, Presidente do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia.
 
IV MOMENTO:
- Breve documentário acerca da família de Anísio Teixeira (vídeo da SEC-BA - 120 anos de Anísio Teixeira, 2019);
- Poesia Esperança: Mário Quintana, Antologia Poética (Amanda Almeida);
- Canção: Hino Ao 2 de Julho (Ana Barroso, vídeo, Caminhada Virtual - 02 de julho 2020);
- Palavras de gratidão a Anísio Teixeira: Cybele Amado (IAT) e Nadja Maciel (CEE/UEFS); 
- Encerramento: Secretário de Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
 

Notícias Relacionadas