Conteúdos de Sociologia são revisitados no aulão virtual do projeto ENEM 100% da Secretaria da Educação

Palavras-chave:

 

No aulão virtual do projeto ENEM 100%, desta terça-feira (20), temas inerentes à Sociologia e recorrentes na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foram revisitados pelos estudantes da rede estadual com o professor do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), da rede estadual, César Mustafá. Promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e transmitida, ao vivo, pelo canal do Youtube da Educação Bahia, a ação pedagógica on-line tem como objetivo auxiliar os candidatos que se preparam para o exame, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

O professor César Mustafá destacou que a prova de Sociologia exige do estudante um conhecimento maior sobre relações humanas, principalmente nas áreas de direitos humanos, diversidade cultural e princípios de cidadania. “Estes são os assuntos mais recorrentes no ENEM e, por isso, foram abordados na aula. E a melhor estratégia de estudo é a resolução de questões de provas anteriores. No site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o aluno baixa as provas dos anos anteriores e vai respondendo e, à medida que sentir dúvidas, ele deve voltar aos livros para entender sobre aquele assunto”, orientou, destacando que os principais pensadores da Sociologia, como Durkheim, Marx e Weber, são cobrados, ainda que em uma abordagem tangenciada com os temas acima citados.

Para o estudante fazer uma boa prova de Sociologia, o professor dá as dicas: “A leitura calma e atenta é um ponto importante para o sucesso em toda prova do ENEM. Outra orientação é pular as questões que tem dúvidas para fazer depois, até porque, às vezes, uma questão ajuda na resolução da outra”. Os temas de Sociologia, completa o educador, podem ser aliados da redação. “Isso porque todas as redações costumam trazer problematizações sociais e isso pode embasar o conteúdo do texto”, pontua, ressaltando ser fã do projeto ENEM 100%. “É uma excelente oportunidade do estudante da rede pública se preparar e se sentir confiante para enfrentar a prova do ENEM. Um outro aspecto é o cuidado e o zelo como tudo é preparado pela equipe do projeto, que faz com que o estudante se sinta valorizado e tenha sua autoestima elevada”, observa.

A estudante Bianca Marinho, 18, 3º ano da Escola Rômulo Almeida, em Santo Antônio de Jesus, e vice-presidente da União Municipal dos Estudantes (UMES) confirma a importância do ENEM 100%. “É um projeto que tem ajudado muito os estudantes, principalmente aqueles que estão cursando o 3° ano e vão fazer o ENEM. As aulas ao vivo e os simulados para o ENEM impulsionam estímulos para estudarmos, nos ajudando a lidar com este momento causado pela pandemia do Coronavírus”.

Conteúdos preparatórios – Os aulões virtuais acontecem todas às terças e sextas-feiras, das 16 às 17h, e prosseguem até 15 de janeiro de 2021, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, há também uma apostila por aula e a programação das próximas aulas que serão realizadas. Ainda no portal, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB).

Outra ferramenta é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia. Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o "Estude em casa", programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h.

 

Notícias Relacionadas