SEC discute cooperação técnica com o Governo da Austrália

Palavras-chave:
Foto: Divulgação
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) discutiu, nesta terça-feira (1º), com representantes do Ministério da Educação da Austrália e do William Angliss Institute, um acordo de cooperação técnica voltado para a qualificação profissional e formação técnico-profissional. A reunião on-line foi realizada através da plataforma Zoom e contou com a participação de dirigentes da SEC, do Instituto Anísio Teixeira (IAT), das Secretarias Estaduais de Turismo (SETUR) e Desenvolvimento Rural (SDR) e das demais instituições parceiras da iniciativa. 
 
Com o assessoramento do William Angliss Institute e do Ministério da Educação Australiano, a parceria contará com seis eixos de concentração, que são: assessoria aos projetos de inovação pedagógica e técnico profissional; Educação Profissional com foco na hospitalidade (hotelaria) e gastronomia; desenvolvimento de projetos de mobilidade acadêmica docente e discente; assessoria no processo de construção de itinerários contínuos referentes às cadeias produtivas relacionadas à hotelaria e à gastronomia; formação continuada nas dimensões pedagógica no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa na rede estadual de ensino, constituindo-se em projeto de intercâmbio discente e docente; e assessoria para os processos do Novo Ensino Médio, na constituição das Estações dos Saberes voltada à formação profissional.
 
O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que representou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a parceria. "Esta é uma parceria extremamente importante e aguardamos com muita expectativa essa articulação e envolvimento com diversas secretarias estaduais. Este é um esforço que vem desde 2019 e que agora, apesar da pandemia, estamos dando continuidade".
 
O diretor Internacional de Marketing da William Angliss Institute, Bruce Bradfield, falou da expectativa em colaborar para o desenvolvimento da educação da Bahia e do Brasil. "Esta parceria é muito valiosa e precisamos entender o sistema atual e os objetivos para o futuro, pois vejo que a Secretaria da Educação do Estado tem objetivos muito claros de integrar a Educação Básica através da Educação Técnica e Profissional".
 
Para o conselheiro de Educação do Ministério da Educação da Austrália, Mathew Johnston, repensar o currículo é fundamental. "É essencial que o currículo envolva a indústria, pois todos precisam ter habilidade e conhecimento para fazer o trabalho funcionar. Podemos já utilizar as competências que estão sendo desenvolvidas e ajustar para procurar as diferentes regiões da Bahia, indústrias e tipos de turismo que existem. Com a experiência que nós tivemos na Austrália e em muitos outros países, acredito que podemos ajudar a fazer com que a jornada seja muito mais rápida para ter um currículo mais relevante". 
 
Na oportunidade, também foi apresentado o programa da SEC denominado “Partiu Mundo”, que abrigará os projetos de mobilidade acadêmica técnico-profissional referente às parcerias de caráter internacional, com foco na articulação entre a Educação Básica e a Educação Superior. 
 
O encontro também contou com a participação da gerente de Educação do Ministério da Educação da Austrália – Embaixada Australiana no Brasil, Cristina Elsner; do superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal; do coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes; da diretora geral do IAT, Cybele Amado; e do coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Complexos Integrados de Educação Básica, Robson Costa.

Notícias Relacionadas