Estudantes participam de ação contra o câncer de mama e atividades esportivas na Arena Fonte Nova

Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. / Ascom SEC
Cerca de 400 estudantes de seis unidades escolares da rede estadual de ensino, acompanhados por professores e gestores, tiveram uma manhã especial, na Arena Fonte Nova, neste sábado (23), com palestras sobre o câncer de mama com a equipe da Clínica Amo, parceira do evento; aulas dos passos básicos do boxe, ministradas pelo ex-pugilista Jailson Santos e a atleta Adriana “PitBull” Araújo; e uma volta pelo Centro Histórico de Salvador. A atividade foi batizada de “Guarda alta contra o câncer”, realizada pelo governo do Estado, com o objetivo de dar visibilidade à luta contra a doença, aproveitando a notoriedade que o referido esporte vem ganhando. 
 
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Manuelita Brito, que estava acompanhada de Marcius Gomes, coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, comentou sobre a iniciativa do governo estadual. “A iniciativa da ‘Guarda alta contra o câncer’ é parte de um conjunto de ações do Outubro Rosa, que visa conscientizar as pessoas, em especial as mulheres, sobre a importância da prevenção e do autocuidado para evitar o câncer de mama. Mas esta não é uma luta somente das mulheres; é dos homens também. A ideia é, juntos, nocautearmos as estatísticas de incidência da doença”.   
 
Os estudantes Alan Santana, 16, 9º ano, líder de classe, e Fátima Letícia de Bitancourt, 15, 1º ano, ambos do Colégio Estadual Cosme de Farias, falaram sobre a importância do papel multiplicador e informativo da palestra. “É essencial que a gente adquira conhecimentos para nos cuidarmos e compartilhar as informações com outras pessoas ao nosso redor sobre a importância da prevenção”, declarou Fátima. Já Alan chamou a atenção para o fato de a doença atingir também os homens. “Muita gente pensa que só mulheres podem ter câncer de mama e não é esta a realidade, ainda que a enfermidade atinja em menor proporção às pessoas do sexo masculino”.
 
Fotos: Claudionor Jr. / Ascom SEC
A oportunidade de conhecer um pouco da turística Salvador foi comemorada pelo estudante Albieri Santos dos Anjos, 18, do município de Santo Estevão. “Eu, que não conhecia a capital baiana, gostei muito da iniciativa. É uma cidade histórica que todo mundo tem vontade de visitar”. Participaram ainda da ação alunos dos colégios estaduais Mario Augusto Teixeira de Freitas; Manoel Devoto; Senhor do Bonfim; Central.
 
Primeira atleta do Brasil a obter medalha olímpica no boxe feminino, Adriana “PitBull” Araújo reforçou a importância do esporte na saúde do ser humano. “Estudos sugerem que a atividade física reduz o risco de câncer. Especialistas concluíram que o sedentarismo aumenta a possibilidade de surgimento de alguns tipos de câncer, particularmente o de cólon. O exercício promove a ativação do sistema imunológico em humanos. Recomendo o exercício regular de intensidade moderada para a prevenção do câncer e de outras doenças”.
 
O evento foi transmitido pelo canal do Youtube do Governo da Bahia contou com a sonoplastia do DJ Mauro Telefunksoul e um tour guiado pelas dependências do estádio.

Notícias Relacionadas