Estudantes de Santo Amaro promovem Ecoturismo

Os estudantes do curso técnico em Guia de Turismo, do Colégio Estadual Polivalente de Santo Amaro, estão desenvolvendo roteiros turísticos para que a cidade ganhe ainda mais visibilidade do que já tem por ser a terra natal dos cantores Caetano Veloso e Maria Betânia, do artista plástico Emanuel Araújo e dos mestres de capoeira e maculelê “Besouro Cordão de Ouro” e “Popó”. O que desejam é contribuir para que os visitantes conheçam um pouco mais da história e cultura da cidade e, inclusive, suas belezas naturais.

Nesta quarta-feira (10/10), a turma de Guia de Turismo acompanhará os estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Cozinha e Eventos da mesma unidade escolar, na “Caminhada Ecoturística”. Serão mais de 160 estudantes envolvidos na atividade. Eles irão percorrer o roteiro turístico elaborado pelos futuros guias. Terão a oportunidade de saber mais informações sobre a arquitetura do lugar que já foi habitado por índios Caetés, Pitiguaras e Carijós.

O roteiro prevê visitas a monumentos na Praça da Purificação, a Praça 14 de Junho e a Praça do Rosário, cenários históricos e onde são realizadas manifestações culturais, como o maculelê, o samba de roda e do nego fugido. A caminhada também levará os participantes até a zona rural, onde está localizada a cachoeira da Vitória.

Isadora Gomes, 16, estudante do 2° ano do curso técnico em Guia de Turismo, está ansiosa para que os colegas conheçam o roteiro que ela ajudou a elaborar. “Nos reunimos com nossos professores e, analisando os pontos da cidade, optamos pelas praças e pela cachoeira. A escolha da cachoeira é, principalmente, para alertar sobre os danos que são causados quando se joga lixo nela. É uma cachoeira muito bonita, mas está sendo degradada com o lixo deixado pelas visitas. Nossa ideia é fazer com que ela seja valorizada e cuidada”, explicou. Sobre o curso, Isadora se diz realizada. “Me descobri nesse curso. Dar informações sobre a minha cidade, trabalhar para que ela seja valorizada é muito bom. Amo fazer guiamento”.

Os estudantes do técnico em Cozinha prepararão um almoço especial para a ocasião. O objetivo da caminhada é permitir que os estudantes interajam, troquem experiência e, sobretudo, possam vivenciar situações reais das futuras profissões, desenvolvam tecnologias sociais, de baixo custo e que beneficiam a comunidade. Outra finalidade é chamar a atenção sobre a degradação dos rios e cachoeiras e promover uma conscientização sobre a adoção de atitudes sustentáveis, de cuidados com a natureza que devem ser adotados cotidianamente.

Diretor do Colégio, Cristiano Vitório, conta que esta integração entre os estudantes e os cursos é muito boa para o desenvolvimento deles. “Enquanto os estudantes do Guia de Turismo fazem o guiamento, que é uma prática fundamental do curso deles, os estudantes de Cozinha pensam em uma alimentação saudável para o encontro, como frutas e sucos naturais, para o café da manhã, e um almoço balanceado para o tipo de atividade que será realizada. É uma forma de eles também trabalharem as práticas da futura profissão”, disse.

Sobre a caminhada, o professor destaca que a Praça 14 de Junho é importante porque foi nela que aconteceu a primeira reunião para discutir a Independência do Brasil. “É uma praça emblemática. No Rosário, tem uma estátua da liberdade em bronze, muito bonita. Os estudantes pesquisaram e estudaram bastante para passarem as informações corretas para os colegas”.

O professor afirma que atividades como esta norteiam a matriz curricular da Educação Profissional independentemente do curso. Lembrou que também possibilita aos estudantes maior entendimento sobre o mundo do trabalho. “O que eles farão na caminhada é o que terão que fazer quando formados. Eles se envolveram diretamente na elaboração do projeto. Estudaram, pesquisaram, trabalharam. Se dedicaram muito”, comemora.

Esta ação permite que o estudante desenvolva habilidades e atitudes necessárias para agregar conhecimentos e práticas, exercitar a autonomia e emancipação, socializar e refletir sobre a relação dialética estabelecida entre teoria e prática, entendendo a concepção da Educação Profissional que prevê o trabalho como princípio educativo.