residencias de aprendizagem criativa
o que são as residências de aprendizagem criativa?

As Residências de Aprendizagem Criativa são inspiradas nas residências artísticas - prática comum ao universo das artes, na qual o(a) artista passa um período imerso em determinado local, a fim de produzir obras em diálogo com outros artistas e/ou com a comunidade local. Adaptada para a educação, a prática valoriza as experiências já existentes, bem como o aprendizado entre pares, na medida em que a formação se dá na convivência dos professores com colegas que possuem mais experiência em Aprendizagem Criativa..

O programa de Residências Online de Aprendizagem Criativa do Instituto Anísio Teixeira propõe aproximar a aprendizagem criativa do cotidiano de educadores através de mentorias para a criação de atividades práticas, a serem desenvolvidas nas escolas dos participantes

Veja como foi a primeira rodada
como funciona?

As Residências Online de Aprendizagem Criativa acontecem em equipes, de dois a quatro educadores.

Ao todo, cada equipe passa por 30 horas de formação imersiva, incluindo, além das mentorias, o desenvolvimento da atividade de aprendizagem criativa, momentos de revisão e apresentação da mesma.

A expectativa é de que as atividades formuladas durante as Residências Online de Aprendizagem Criativa em 2020 (1ª e 2ª edições) alcancem entre 2400 e 4800 estudantes.

Para esta segunda rodada, a perspectiva é ampliar o número de equipes para 20 a 25, alcançando entre 40 e 100 educadores. Pelo menos duas dezenas de educadores de todo país atuarão como impulsionadores voluntários. Todos os educadores participantes receberão certificados por sua participação nas residências.

objetivos

- Dar continuidade ao Programa de Residências Online de Aprendizagem Criativa;

- Estimular o intercâmbio de experiências entre os educadores colegas de equipe, que podem ser de diferentes séries, unidades escolares e mesmo redes de ensino;

- Promover experiências significativas de aprendizagem com especialistas em Aprendizagem Criativa de todo o país;

- Difundir a aprendizagem criativa como estratégia para tornar aulas e projetos escolares mais conectados com os estudantes, significativos, interdisciplinares e mão na massa;

- Criar, na Bahia, uma rede educadores cujas práticas pedagógicas sejam identificadas com a aprendizagem criativa;

inscrições

Esta chamada vai selecionar até 25 grupos residentes. Cada grupo pode ser formado por 2 a 4 educadores, sendo que o educador proponente seja, obrigatoriamente, da rede pública estadual da Bahia.

As inscrições somente podem ser feitas até o dia 08 de outubro de 2020 por meio do preenchimento completo do formulário online. Os professores selecionados serão notificados por e-mail até o dia 14/10/2020 e deverão, obrigatoriamente, confirmar sua participação respondendo à notificação até 15/10/2020.

Faça sua inscrição contato
Instituto Anísio Teixeira - Ano Anísio Teixeira - Secretaria da Educação do Estado da Bahia