Encontro apresenta Comissões de Meio Ambiente das escolas

Palavras-chave:

Uma mostra de atividades escolares voltadas para o bem estar socioambiental marcou, na quinta-feira (12/05), o segundo dia do I Encontro Estadual das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA). Cerca de 300 pessoas participam do evento, que acontece, até esta sexta-feira (13), no Hotel Vilamar – Amaralina, em Salvador.


Presentes em 98 escolas estaduais da capital e do interior da Bahia, as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida trazem vida nova às escolas e às comunidades. Segundo a estudante Eliziane Moraes Costa, do Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão, em Elísio Medrado (a 240 km de Salvador), depois da COM-VIDA, todos estão mais conscientes e empenhados em resolver problemas e acabar com maus hábitos.


No município, Eliziane Moraes conta que o destino do lixo rural e a poluição do Rio Jucutinga estão entre as maiores preocupações dos estudantes: “a cidade é pequena e tem coleta de lixo da área urbana. Junto com os professores, estamos pensando uma forma de melhorar essa situação. É complicado porque só temos uma caçamba de lixo, mas não vamos desistir”. Sobre o rio que esteve bastante degradado e agora vive melhor, ela declara: “Foi uma pontinha que começou a deslanchar. Conseguimos apoio da prefeitura para a limpeza, mas ainda precisamos de mais”.


Sustentabilidade – As Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA)  integram o Projeto Juventude em Ação e têm a responsabilidade de criar espaços de socialização da educação ambiental dentro das escolas. “São instrumentos para fortalecer ações voltadas para a sustentabilidade nas escolas em todas as suas dimensões: currículo, gestão e estrutura física”, ratifica a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Solange Rocha.


De acordo com o diretor de Projetos Especiais da Secretaria, Paulo Valente, até 2014, “o número de Comissões de Meio Ambiente nas escolas deve aumentar, tanto por iniciativa da Secretaria da Educação, como por iniciativa das próprias escolas que, a partir de agora, funcionam como multiplicadores para defender a ética, a cidadania e o respeito à vida”.


Multiplicadores – O Estudante Edson da Cunha, este ano, precisou mudar da Escola Estadual Vale dos Lagos para o Colégio Estadual Davi Mendes, ambos em Salvador, mas não abriu mão de representar a COM-VIDA da antiga escola no encontro. Os planos de Edson agora envolvem a implantação da comissão no atual colégio. “Eu estou preparando um jeito de me juntar com uns três ou quatro colegas para apresentar a COM-VIDA, porque a idéia é muito legal. Interagem professores, alunos, gestores e ajuda a resolver muitos problemas da escola, além de criar projetos para comunidade”, diz Edson.

Notícias Relacionadas