Estudantes vão a campo para pesquisar a qualidade da água

Palavras-chave:

O Dique do Tororó e o Forte São Marcelo, em Salvador, foram cenários para experimentos com estudantes do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira na manhã desta terça-feira (10/05). Como parte do lançamento do Ano Internacional da Química, que acontece nesta sexta-feira (13/05), às 14 horas, no Instituto Anísio Teixeira, os alunos recolheram amostras de água para avaliar o pH da substância. Um vídeo do experimento vai ser exibido durante o lançamento do projeto na Bahia, que vai contar com a presença do secretário da Educação Osvaldo Barreto.

 
“Acho que a experiência é inovadora para todos nós. Ter contato com a química na prática, com a participação dos colegas, coletando estas amostras para avaliar o pH é muito interessante. Gostei muito desta didática. Desta forma, aprendemos de forma mais divertida, mais descontraída”, afirma o estudante Mailson Nascimento, 18 anos, estudante do Colégio Estadual de Aplicação.
 
Para Taimara Silva, de 19 anos, o experimento fez com que ela se aproximasse mais do universo científico. “Quero seguir carreira como bióloga e acho muito gratificante ter esta oportunidade de recolher estas amostras e analisar. Avaliar o pH da água ajuda na preservação do meio ambiente”, disse a aluna, uma das mais aplicadas durante o experimento.
 
O professor Wilson Araújo Lopes, do Instituto de Química da UFBA, acompanhou os estudantes durante o percurso. “A educação funciona quando se tem contato com a realidade da sua cidade, do seu país, do planeta. Conhecer a realidade e fazer um diagnóstico da água, este bem precioso, é de fundamental importância. Este experimento está sendo feito no mundo inteiro”, afirma.
 
Ano da Química – O lançamento do Ano Internacional da Química no Estado é uma parceria da Secretaria da Educação do Estado com o Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia. O projeto foi lançado pela UNESCO com o objetivo de destacar as contribuições desta área para o bem-estar da humanidade. Entre as iniciativas, está o Experimento Global da Água, no qual estudantes vão coletar amostras e enviar os resultados para o Banco de Dados do Experimento Global.

Notícias Relacionadas