Gestores planejam atuação no Programa Escola Aberta 2011

Os gestores das 69 unidades escolares da rede pública estadual de educação da Bahia que atuam no Programa Escola Aberta reúnem-se no dia 20 de janeiro, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, para pensar, debater e planejar a execução das ações do Programa em 2011. A atividade começa às 9h, com a exibição do curta-metragem "Terezinha", produzido na oficina de Produção Cultural e Cinema e Vídeo da Escola Estadual Helena Magalhães.

A programação segue com a palestra "Escola Aberta: educando para a cidadania", ministrada pelo superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Nildon Pitombo. Ele abordará os eixos que fundamentam a proposta do Programa em abrir as escolas para a comunidade nos finais de semana, quando são ofertadas oficinas de arte, esporte, reforço escolar e iniciação profissional.

Ainda durante a manhã, a gestora Margarete Gabian, do Colégio Estadual Dois de Julho, irá expor a realidade desta unidade escolar antes e depois do Escola Aberta. A experiência abre o momento de socialização que encerrará as atividades do turno matutino.

À tarde, os gestores participam de uma formação que abrange o uso do recurso recebido para manter as atividades, o cumprimento das diretrizes do Programa e o mecanismo de prestação de contas. A coordenadora de Articulação Escola e Comunidade, da Secretaria da Educação do Estado, Naynara Tavares, ressalta que o encontro "oportuniza aos gestores a troca de experiências, reforçando o papel que o Escola Aberta tem desempenhado na qualificação da vida escolar e para a vida das comunidades em geral".

Expectativa
– O governo da Bahia inicia o ano 2011 com 69 unidades escolares da rede pública estadual de educação cadastradas no Programa Escola Aberta, dez a mais que o ano passado, quando beneficiou cerca de 9 mil pessoas em Salvador e região metropolitana.

"A nossa expectativa é que o Programa seja expandido na capital e para municípios do interior do estado e que a participação da comunidade, especialmente dos estudantes, cresça", anuncia Naynara Tavares. Segundo ela, o Escola Aberta é responsável pela melhoria da relação entre educandos e educadores, inclusive dentro das salas de aula. "O Programa contribui para elevar a qualidade da educação e ajuda a reduzir episódios de violência no interior e entorno da escola", finaliza Naynara.

Escola Aberta - O Escola Aberta é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Unesco. Suas ações incluem a oferta de oficinas de artes, esportes, reforço escolar e iniciação profissional, ministradas por educadores voluntários, dentro das escolas, aos finais de semana.

Programação

Encontro de Formação dos Gestores do Programa Escola Aberta para o exercício 2011


9h - Abertura cultural: exibição do curta-metragem "Terezinha" (Colégio Estadual Helena Magalhães)

9h20 - Escola Aberta: educando para a cidadania (professor Nildon Pitombo superintendente de desenvolvimento da educação Básica)

10h30 - Uma experiência do Programa Escola Aberta (professora gestora Margarete Silva Gabian, do Colégio Estadual Dois de Julho)

11h - Abertura para discussões
Mediadora: Naynara Tavares Moreira (coordenadora interlocutora do Programa Escola Aberta)

12h - Intervalo para o almoço

14h - Formação para execução financeira 2011 (coordenadora financeira do Programa Escola Aberta, Cristiane Moraes)

16h30 - Considerações Finais - Painel de atividades e reflexões (Naynara Tavares, coordenadora interlocutora do Programa Escola Aberta e Diana Martins Tigre, coordenadora de esportes do Programa Escola Aberta)

Notícias Relacionadas