Lançado documentário em homenagem a Anísio Teixeira

Palavras-chave:

Ensinamentos, vida e obra do educador baiano Anísio Teixeira já podem ser conhecidos pelo grande público no documentário Anísio Teixeira: o pensamento clássico na educação brasileira. A produção foi lançada na sexta-feira (4/11) pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, durante a 10ª Bienal do Livro, que segue até domingo (6), no Centro de Convenções, em Salvador. A cerimônia de lançamento contou com a presença do diretor artístico do documentário, o cineasta baiano Tuna Espinheira, e foi acompanhada por dezenas de crianças e adolescentes que visitavam o estande da Secretaria da Educação do Estado na Bienal.
 
O subsecretário da Educação do Estado da Bahia, Aderbal de Castro, destacou que o filme será imediatamente distribuído para as escolas estaduais. Segundo ele, outras instituições, educadores e pesquisadores que tiverem interesse em ter o material podem solicitá-lo junto à Secretaria.
 
“O documentário reflete a nossa preocupação de atuar em acordo com os ensinamentos de Anísio. Divulgar a sua obra é a melhor forma de mostrar que compartilhamos a ideia da educação integral, sobretudo, a importância de incluir as ciências, as artes e o ofício no cotidiano escolar, como fazemos com diversos programas, entre eles o Mais Educação”, disse o subsecretário, ressaltando que, atualmente, 500 escolas fazem parte do programa e que, em 2012, mil escolas da rede estadual estarão incluídas no Programa Mais Educação.
 
Educação e cultura – O cineasta Tuna Espinheira adianta que o documentário é a primeira parceria com a Secretaria da Educação. Um longa-metragem sobre a vida de Anísio Teixeira será lançado em breve e deve conquistar o circuito aberto de cinema. Para Tuna, este primeiro documentário é uma bela prévia do que está por vir.

“A parceria com a Secretaria da Educação é uma maneira de trabalhar um material importante, sabendo que vai ser bem utilizado. Depois, educação e cultura são irmãs gêmeas e Anísio Teixeira sabia disso”, enfatizou o cineasta.

O estudante de filosofia da Universidade Federal da Bahia, Darlon Silva, ex- aluno do Colégio Estadual Alberto Torres, um dos vencedores da edição 2010 do Projeto Tempos de Arte Literária (TAL), recitou o seu poema “Discurso do Método Dadaísta” para o público infanto-juvenil antes do lançamento do documentário. Darlon destacou que a escola, além de ser um lugar de aprendizagem, é um lugar de encantamento. “É o local onde o estudante vai criar gosto pela leitura, pela arte. É fundamental que a proposta de Anísio Teixeira se concretize, como vem acontecendo. Essa magia de estarmos aqui dá o brilho e transforma o aluno num conhecedor”.
 

Notícias Relacionadas