Reservatórios para escolas amenizam crise hídrica em Itabuna

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Por meio de convênio entre a SIHS e a Secretaria da Educação do Estado, a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) vai entregar 19 reservatórios, com capacidade para 10 mil litros, destinados ao abastecimento em escolas estaduais localizadas em Itabuna, no sul da Bahia. Recursos no valor de R$ 3,8 milhões estão sendo aplicados pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por determinação do governador Rui Costa, para ações que minimizem os impactos da crise hídrica, na região. 
 
As informações são do titular da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Cássio Peixoto, que participou, nesta segunda-feira (11), de audiência pública na Universidade Estadual Santa Cruz (Uesc). A situação da Bacia do Rio Almada, as obras da Barragem do Rio Colônia e as ações do governo estadual na região pautaram o encontro. Cerca de 150 pessoas estiveram presentes no debate. Na ocasião, o secretário apresentou as determinações do governador Rui Costa para o enfrentamento nos problemas decorrentes da estiagem em Itabuna e outros municípios do sul baiano. 
 
Medidas de curto, médio e longo prazo, a exemplo de distribuição de carros-pipa, perfuração de poços, instalação de reservatórios de água em locais estratégicos e as próximas etapas das obras da barragem, foram indicadas como alternativas para solucionar os problemas enfrentados pela população. "A região passa por uma crise sem precedentes em decorrência de problemas estruturais e ambientais. A falta de chuva agrava em muito a problemática. Mas vamos enfrentar a situação com ações que minimizem os impactos desta grave crise hídrica”, disse o secretário. Segundo ele, os índices pluviométricos na região diminuíram um terço entre 2007 e 2016.
 
Fonte: Ascom/Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS)

Notícias Relacionadas