Transparência na Escola é referência para outros estados

Palavras-chave:

 

Representantes da Secretaria da Educação de Tocantins estão na Bahia para conhecer o Programa Transparência na Escola, que possibilita à comunidade acompanhar a destinação dos recursos recebidos por cada unidade escolar. Na quarta-feira (4), os visitantes se reuniram com os profissionais do setor de tecnologia da informação (TI) da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, para ver como funciona o sistema de gerenciamento. Já nesta quinta (5), eles puderem presenciar o funcionamento do programa no Colégio Estadual Raphael Serravale, em Salvador.
 
Para Hesley Lima, que trabalha na área de TI da Secretaria de Tocantins, a experiência da Bahia com o projeto é um case de sucesso. “Nossa intenção é alcançar o mesmo nível de satisfação que a Bahia alcançou com a prestação de contas para a sociedade”, afirma.
 
O diretor do Raphael Serravale, Ramilton Cordeiro, ressalta que o colégio já recebeu a visita de grupos de outros estados e países e foi um dos primeiros a implantar o programa. “Esta troca de experiências é muito boa. Vamos mostrar como nós fazemos o trabalho, de forma simples e prática, sempre atualizando o sistema. O Transparência na Escola possibilita aos pais e à comunidade escolar fiscalizarem a aplicação dos recursos de forma correta”, complementa.
 
O PROGRAMA – O Transparência na Escola, implantado em 2007, tem a finalidade de dar transparência à gestão dos recursos públicos executados pelas unidades escolares, fortalecendo a interação entre a sociedade e a escola, com o estímulo à participação cidadã nas atividades desenvolvidas no ambiente escolar. O acesso pode ser feito por toda a população no site da Secretaria da Educação.

 

Notícias Relacionadas