ENEM: Estudantes avaliam o primeiro dia da prova

Na foto: Ana Micaelle

Estudantes da rede estadual que realizaram a prova do ENEM, nesse domingo (17),  relatam que, apesar da tensão do momento, estão confiantes em relação aos resultados da avaliação. Carlucia Alves Ferreira, 20, reside no quilombo Lagoa dos Anjos, no município de Candiba e fez a prova no município de Guanambi. Para a estudante, a desistência de muitos estudantes contribuiu para a realização da prova de forma mais segura, estando em um momento de pandemia. “O local tinha poucos estudantes e a sala ficou bem tranquila. Fiquei surpresa com o tema da redação, mas gostei. Achei oportuno e atual. Estou confiante de que conquistarei meu objetivo, que é cursar Medicina”.

Estudante do Colégio Estadual de Pau da Lima, em Salvador, Emily Lima, 18, quer fazer o curso superior em Designer de Interiores e também avaliou de forma positiva.  "Fiquei confusa em algumas questões e preocupada com a redação, mas, depois que vi o tema, fiquei tranquila. De certa forma, é irônico falar sobre o estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira, porque todos nós, principalmente os adolescentes e jovens, estão passando por alguma pressão psicológica neste momento. Então, acredito que os corretores vão receber vários relatos pessoais. Porém, no geral, me expressei bem e estou confiante”, avaliou.

Raquel Oliveira Ferreira, 19 anos, residente na comunidade Quilombola do Agreste, no município de Tremedal, cursa Farmácia na Universidade Federal da Bahia, e fez a avaliação, neste ano, para acompanhar outros estudantes da comunidade e testar seus conhecimentos. Para a estudante, a prova não apresentou tantas dificuldades, apesar da questão de deslocamento.

“De onde moro para o local da prova é longe, ficaram cansativas a ida e a volta. Sobre a prova, achei tranquila. Já são três anos seguidos que faço o ENEM e tinha algumas questões nos outros anos confusas e bem difíceis para serem resolvidas. Neste ano, grande parte da prova dava para ter uma boa interpretação após ler uma ou duas vezes as questões. A redação pegou todo mundo de surpresa com um tema ligado à atualidade, porém acho que me saí bem”.  

Ana Micaelle, 17, estudante do Colégio Estadual Juiz Jorge Farias Góes, em Feira de Santana, afirma que a prova e o modelo apresentados, neste ano, foram mais interessantes em relação ao exame anterior. “Gostei da avaliação. É a segunda vez que faço o ENEM e, neste ano, foi  perceptível que a prova abordou temas mais presentes na sociedade, como os salários no meio do futebol e o assédio. Senti na prova também mais representatividade feminina, porém encontrei poucos conteúdos ligados à História”, disse Ana Micaele.

A gestora do Colégio Estadual Duque de Caxias, em Salvador, comentou sobre a realização da prova na unidade escolar. “Espero  que os  candidatos  não  tenham enfrentado dificuldades no deslocamento. Os estudantes que compareceram mantiveram a postura e os cuidados necessários diante da pandemia.”

De acordo com os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do Ministério da Educação, responsável pelo ENEM, as provas foram aplicadas em  em 1.460 locais de 162 municípios baianos e foram divididos em 16.966 salas. O segundo dia da prova será realizado no próximo domingo (24), no mesmo horário e locais.

Notícias Relacionadas